03/06/2015

Emprego

A taxa de desemprego subiu nos últimos três meses até abril deste ano e chegou a 8%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo trimestre de 2014, o índice foi de 7,1%, no trimestre encerrado em janeiro deste ano, em 6,8%, e nos primeiros três meses de 2015, em 7,9% .
 De acordo com o IBGE, é a maior taxa para o trimestre encerrado em abril desde o início da pesquisa, que começou em janeiro de 2012. Naquele ano, o índice de desemprego ficou em 7,8%, se repetindo em 2013. (G1)

Carteirada 

Foi publicada no Diário da Justiça do Estado de Rondônia desta quarta-feira (03) uma recomendação assinada pelo promotor de Justiça Shalimar Christian Priester Marques encaminhada à Polícia Civil, Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado a fim de evitar a prática reiterada da “carteirada”. 
Os expedientes conhecidos como “carteirada”, “passe autoridade” ou “cortesia” são utilizados por alguns servidores públicos que, utilizando-se do cargo, entram em estabelecimentos de entretenimento sem pagar ingresso e/ou o que for consumido neles. (Roni Viana)

Plateias 

O cunhado do governador Confúcio Moura (PMDB) Francisco de Assis Moreira de Oliveira e o ex-secretário de Finanças de Rondônia Gilvan Ramos de Almeida, detidos durante a Operação Plateias, voltam à “mira” do Ministério Público do Estado. 

Desta vez, através do promotor de Justiça Rogério José Nantes, que instaurou inquérito civil público a fim de investigar a transferência de ambos do Presídio de Médio Porte, o “Pandinha” para a Penitenciária Estadual Aruana sem autorização judicial e para atender a interesses pessoais. 

De acordo com o promotor, o caso configura violação aos princípios da Administração Pública, caracterizando possível improbidade administrativa. (Roni Viana)

Caerd

Vereadores de Presidente Médici estiveram reunidos  com a responsável pela Caerd do município para cobrar algumas explicações referentes a distribuição de água, que estaria prejudicando a população. Uma das discussões foi referente ao Bandeira Branca, onde a Caerd é responsável e não está correspondendo com o acordo firmado com a administração pública. Os vereadores dizem que a Caerd não está atendendo às necessidades da população e ainda não cumpre termos que foram definidos em contrato entre o município e a companhia. (assessoria) 
  
Sanguessuga 

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu por unanimidade, na sessão desta terça-feira (2), denúncia contra o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO). A denúncia foi recebida com relação ao crime de apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio, em decorrência da operação Sanguessuga. Capixaba responde à Ação Penal que tramita no STF, oriunda da mesma operação.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Capixaba é acusado de apresentar emenda parlamentar ao Orçamento da União, autorizando repasse de recursos para aquisição de ambulância para o Município de Cerejeiras. 

Segundo o MPF, a licitação foi realizada na modalidade “tomada de preços” para que fosse direcionada em favor da empresa Class Comércio e Representante Ltda. 

Curta! a Clube no Facebook

Clipe da Semana na CLube

Naiara Azevedo Ft. Maiara e Maraisa - 50 Reais

Deixe o seu Recado na Clube