25/06/2015

Economia

Diante da economia cada vez mais fraca, o governo federal viu a arrecadação de impostos recuar 4 por cento em maio e atingir o pior resultado em cinco anos para esse mês, colocando ainda mais em xeque o cumprimento da meta fiscal deste ano. Segundo informou a Receita Federal nesta quinta-feira, a arrecadação somou 91,5 bilhões de reais no mês passado, abaixo do esperado e com queda real (descontada a inflação) de 4,03 por cento sobre um ano antes. A cifra é a pior para maio desde 2010, quando somou 86,11 bilhões de reais. No mês passado, a maioria dos tributos registrou queda real no período com destaque para o Imposto sobre Importação (-11,74 por cento), Cofins (-5,14 por cento) e CSLL (-19,98 por cento). (G1)
Propina 

Um dos delatores da Operação Lava Jato, o ex-presidente da construtora Camargo Corrêa Dalton Avancini relatou em um dos depoimentos de sua delação premiada que a empreiteira se comprometeu a pagar ao PMDB propina correspondente a R$ 20 milhões para atuar na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O empreendimento federal, previsto para ser concluído em janeiro de 2019, tem um investimento estimado em R$ 28,9 bilhões.

O consórcio que constrói a usina é formado por empresas investigadas na Lava Jato: Camargo Corrêa, Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS, Queiroz Galvão e Galvão Engenharia. (G1)

Memória

Um dos políticos investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de envolvimento com a corrupção na Petrobras, o ex-deputado federal Carlos Magno Ramos (PP-RO) alegou em depoimento à Polícia Federal que ''perdeu parte da memória'' depois de uma encefalopatia provocada por hepatite C. O STF abriu inquéritos para investigar diversos políticos citados em delações premiadas da Lava Jato. Os casos estão sob a relatoria do ministro Teori Zavascki. 

Em entrevista à Folha de São Paulo nesta terça (23), por telefone, que, apesar dos problemas de saúde, tem certeza de que não conheceu o doleiro Alberto Youssef nem foi beneficiado por recursos desviados do esquema na Petrobras. (G1) 

Curta! a Clube no Facebook

Clipe da Semana na CLube

Naiara Azevedo Ft. Maiara e Maraisa - 50 Reais

Deixe o seu Recado na Clube